quinta-feira, 10 de setembro de 2015

[Bienal Rio 2015] Eu, Romances de Época e Julia Quinn

A Bienal do Rio esse ano foi muito especial. Muito bom encontrar amigos pelos corredores, criar novos laços nas famosas filas de autógrafos, conhecer de perto as pessoas responsáveis pelas editoras que eu tanto gosto e também tornar próximos aqueles que antes faziam apenas parte das fotos e comentários do Facebook. Sim, por esses motivos cada Bienal que eu visito se torna um evento à parte.
  Mas hoje, estou aqui para conversar sobre um evento que foi sem dúvida o mais especial de todos! O título já diz tudo não é? Mas vou contar um pouquinho da história para que vocês possam entender melhor...
  O meu primeiro contato com o mundo literário (em especial com blogueiros e eventos) foi num evento que ocorreu na Saraiva do Shopping Village Mall, aqui no Rio de Janeiro (corrijam-me se eu estiver errada, mas acho que essa livraria não existe mais), num domingo, em Abril de 2014. O evento trazia uma blogueira muito fofa chamada Elimar Souza, do blog Alquimia dos Romances e apresentava os Romances de Época da Editora Arqueiro.

Elimar Souza - Evento Encontro de Fãs Romances de Época 
(Editora Arqueiro em parceria com a Livraria Saraiva)

  Até então eu não era consumidora voraz de livros, mas depois que descobri que existiam esses eventos (eu ainda não fazia idéia de que pessoas se reuniam em determinados locais, com dia e hora marcados para comentar nada mais, nada menos do que livros), eu descobri duas paixões: a primeira pela literatura e a segunda pelos Romances de Época.
  Nesse encontro eu aprendi o que eram romances de época e romances históricos, conheci capinhas de livros (nunca tinha pensado que isso existia - até então, capinha para mim era de celular) e conheci, além de outros nomes do gênero, a querida Julia Quinn, que se tornou especial porque meu início na leitura deste gênero foi com a sua publicação intitulada O Duque e Eu.
  Depois que comecei a ler este, não parei mais. E então, muitos encontros depois, conheci outros nomes como Lisa Kleypas, Loretta Chase, Sarah McLean, Mary Balogh e até hoje não posso ouvir falar de autora nova de romance de época que as minhas anteninhas ficam logo ligadas. Inicialmente focada nas autoras internacionais, logo descobri que muita gente boa também escreve por aqui, como a Lucy Vargas (publicada hoje pela Editora Charme), Babi A. Sette (publicada pela Editora Novo Século) e a cada dia eu conheço uma nova e espero que continue sempre assim, que cada vez mais o gênero cresça e apareça!
  E então, agora que a história foi devidamente narrada, vamos voltar para a atualidade, onde fiquei sabendo que a Julia Quinn estaria na Bienal do Rio em 2015. Imagina como eu fiquei feliz!! A autora que foi responsável pelo meu amor pelos Romances de Época estaria aqui no Brasil e faria uma sessão de autógrafos e para melhorar ainda mais daria uma palestra na Bienal? Eu precisava comparecer. Mas sabe quando você vê aquele número mínimo de senhas e pensa que não vai conseguir?? Então, esse foi o meu caso. Confesso que saí de casa sem muita esperança (tanto que ela ia autografar até dois livros e eu levei apenas um, para diminuir o peso da bolsa), afinal descobri que a galerinha fã da Julia é muito maior do que eu pensava e estavam dispostas até a madrugar na fila para pegar um autógrafo com ela!!
  Foi então que, quando eu estava lá no fim da fila, sabendo que as senhas já estavam quase se esgotando e que eu não conseguiria uma, que uma menina muito fofa que eu conheci nos encontros literários chamada Taciana, me fez ficar muito, mas muito feliz! Minha nossa, acho que nunca conseguirei agradecer essa menina, a qual eu considero minha amiga mesmo (e isso antes da Bienal, que fique bem claro), pois foi por causa dela que consegui realizar o sonho de conhecer essa escritora super simpática e maravilhosa que é a Julia. Olhem como a foto com ela ficou fofa! 

Julia Quinn e Eu na manhã de autógrafos na Bienal do Livro Rio 2015

  Também consegui meu exemplar de O Duque e Eu autografado e achei mega fofo quando ela me agradeceu por ter lido a história dela. Gente, foi muito, mas muito lindo mesmo. Ela agradeceu em português!! :-)

O Duque E Eu - Autografado pela Julia

  Ainda me desmanchando por causa desse momento, também consegui comparecer a palestra da autora no Conexão Jovem - Encontro Com Autores, realizado na Bienal no mesmo dia da manhã de autógrafos. A mediação foi feita pela Frini Georgakopolous, do blog Cheiro de Livro, e contou com tradução simultânea (achei muito legal, pois mostrou a preocupação dos organizadores do evento com àqueles que querem ouvir o que seu autor preferido tem a falar, mas que por quaisquer motivos não possuem fluência em inglês).

Conexão Jovem - Encontro Com Autores

  E agora um sentimento que preciso externar. Fiquei muito feliz por essas meninas aqui em baixo. Elas me apresentaram ao mundo dos Romances de Época, me ensinam muito sobre o gênero até hoje e acredito que tenham merecido esse encontro super especial que rolou com a Julia, promovido pela editora.

Chá das Cinco com Julia Quinn (Da esquerda para a direita: Vânia Nunes,
Elimar Souza, Lucy Vargas e sentada, Julia Quinn)

  Então gente, por enquanto é isso. Sei que foi um post longo, mas totalmente justificável né? Para fechar, segue abaixo uma foto das publicações da Julia que eu tenho em casa, lembrando que as publicações em português são feitas aqui no Brasil pela Editora Arqueiro e que você pode encontrar informações sobre elas no site da editora clicando aqui. As edições estrangeiras eu encontrei no site da Amazon americana, para acessar basta clicar aqui.

Meus Livros da Julia Quinn

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ai,q emoção!!! Fui citada em sua estreia no blog!!!??? To me sentindo nas nuvens! Alguém me abana com aqle leque ali ahahahahahah

    Q bom saber q conseguimos trazer para o Lado Negro da Força dos Romances de Época mais uma ávida leitora. Há tantas autoras ainda a descobrir e com o tempo você vai se identificar com os vários estilos de narrativa. Mas claro, o primeiro a gente nunca esquece.
    Agora temos mais este canal de comunicação. Contamos com vc e Amauri pra nos ajudar a divulgar esse gênero literário e 2016 promete muitas novidades.
    Bjão!

    A Borboleta que Lê/Adm do grupo no FB Romances Históricos BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Vânia! Vamos divulgar e esperamos que em 2016 os romances de época estejam com tudo! Torcendo para que tenha outro evento com o seu leque para postarmos suas aulas aqui também! :-)

      Beijinhos!!

      Excluir